Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem somos
Início do conteúdo da página

CEEEx - Institucional

O Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) foi criado pela Portaria nº 051-EME, de 14 Julho de 2003, para estudar e propor políticas e estratégias de nível militar (não operacional), bem como acompanhar e avaliar, no nível nacional, políticas e estratégias ligadas aos interesses da Força, sendo atualmente subordinado à 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME).

 O CEEEx produz cenários que servirão como suporte ao planejamento da Força, embasado em visão prospectiva, que  responda com eficácia e efetividade aos desafios ditados pela evolução da conjuntura, pela mutação dos ambientes e que oriente as decisões presentes, com vistas à construção de trajetórias para o Exército na direção do futuro desejado.

Assim, o CEEEx tem por objetivo as seguintes atividades:

  • Estudar e propor políticas e estratégias que extrapolem o nível operacional, bem como acompanhar e avaliar, no nível nacional e internacional, políticas e estratégias de interesse da Instituição;
  • Conduzir estudos prospectivos em assuntos da área de influência da Defesa Nacional, a fim de identificar possíveis situações que visualizem a necessidade de iniciativa do Exército Brasileiro para superar óbices e aproveitar oportunidades, no intuito de orientar a Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército na formulação de seus objetivos e estratégias decorrentes.
  • Avaliar as conjunturas nacional e internacional para determinar situações, na área externa ao Exército, que aconselhem iniciativas para superar conflitos e crises ou para atender interesses da Defesa Nacional.
  • Promover e participar de reuniões, seminários, painéis e eventos similares, com os segmentos político, judiciário, acadêmico, empresarial e outros, com a intenção de estimular a sociedade a refletir sobre a importância da Defesa Nacional e de assuntos no nível político-estratégico do País.
  • Manter a ligação com entidades similares do Ministério da Defesa, das demais Forças Armadas e de outras entidades públicas ou privadas.

 

Fim do conteúdo da página