Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CEEEx realiza encontro com o Strategic Studies Institute (SSI) do Exército Norte-Americano
Início do conteúdo da página

CEEEx realiza encontro com o Strategic Studies Institute (SSI) do Exército Norte-Americano

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) realizou um intercâmbio de estudos com o Strategic Studies Institute (SSI) do Colégio de Guerra do Exército norte-americano (USAWC) no Quartel-General do Exército em Brasília. O SSI esteve representado pelo Cel Todd Key, Diretor do Departamento de Pesquisa e Análises Estratégicas, e pelo Prof. Dr. Evan Ellis, especialista em América Latina.

A atividade contribuiu especialmente para o conhecimento mútuo entre estes órgãos congêneres do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América (EUA). Por meio de exposições e palestras, foram compartilhados conhecimentos, ideias e desafios comuns. Além da discussão sobre oportunidades de possíveis esforços conjuntos, o encontro serviu também para debater temas estratégicos. Dentre esses temas, merece destaque a palestra sobre tendências e desafios à Segurança na América Latina e Caribe, proferida pelo Dr. EVAN ELLIS, assim como a palestra sobre participação do Exército Brasileiro na MINUSTAH e das perspectivas futuras sobre missão de paz, ministrada pelo General DAVID, 3º Subchefe do COTER. Outras palestras versaram sobre o Exército dos EUA e o ambiente estratégico, ministrada pelo Cel KEY, e sobre o Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro, ministrada pelo Cel LANGE, chefe do CEEEx.  

Participaram diretamente de todo o evento analistas e os pesquisadores civis do Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP/CEEEx), os representantes do SSI/USAWC, e militares (intérpretes) do EME e do COTER. 

Outras informações podem ser encontradas no site do Exército Brasileiro.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página